Iluminação Natural | Zenital
A luz natural é uma das fontes de energia mais importantes para o homem desenvolver suas atividades, pois é ela que proporciona a visão nítida do mundo. Além disso, todo ser vivo depende da exposição à luz natural para ativar o ciclo de funções fisiológicas.
Do ponto de vista ambiental, a edificação deve proporcionar ao usuário, acima de tudo, uma condição mínima de habitabilidade seguida de uma sensação contínua de bem estar.
Vale ressaltar que, com relação aos aspectos de iluminação, conforto térmico e luminoso no projeto
arquitetônico devem ser considerados conjuntamente.
Esta visão integrada torna possível também,o bom desempenho energético da arquitetura que, sendo adequada
às necessidades do usuário, resulta, sobretudo, em ambientes mais confortáveis e eficientes energeticamente.
Através do uso otimizada da luz natural, consegue-se a redução do uso da luz artificial, de forma que quando a luz natural é suficiente em um determinado ambiente, a luz artificial pode ser desligada ou diminuída.
Hoje vamos falar de iluminação Zenital, que são aberturas que ficam em cima da nossa edificação. O nome vem de Zenite, o ponto mais alto do céu. Mas não é tão simples como parece, ainda mais aqui no Brasil que temos alta incidência solar, por isso não podemos simplesmente abrir vãos no nosso teto, sempre procure um Arquiteto pois ele pode auxiliar na hora de escolher qual a melhor opção de zenital.
Existem vários tipos de zenitais, como por exemplo.
Lanternins
O lanternim é uma das aberturas de coberturas que melhor promove a ventilação do ambiente interno, ajudando a controlar temperaturas mais altas.
Ele permite a renovação contínua do ar.
No Brasil, sua orientação mais indicada é a norte-sul.
Sheds
A iluminação zenital em shed se conjuga com telhados em formato de dentes de serra, ou seja, de inclinações e verticalidades envidraçadas.
A estrutura desse tipo de telhado deve ser bem elaborada: para facilitar a iluminação e a ventilação, devem ser utilizados caixilhos. Isso impedirá a entrada de chuvas.
No Brasil, o shed é mais eficiente quando voltado para o sul. Ele é bastante empregado em fábricas.
Essa foto eu tirei no aeroporto de Houston em Outubro lá no fundo da pra ver que foi utilizado sheds.
Claraboias
Estrutura horizontal de iluminação zenital. Ela tende a favorecer um maior aumento da temperatura interna: portanto, deve ser bem estudada.
Sua versão tubular consiste numa espécie de domo com tubos reflexivos. Eles conduzem a luz externa até o ambiente que precisa da iluminação.
Recomendado para construções com maior profundidade.
Essa foto eu tirei no lindíssimo hotel Bellagio em Las Vegas, o teto dessa área é toda iluminada por uma enorme claraboia.
Atrios
O átrio é a melhor opção de abertura zenital numa edificação de vários andares. Ele fica no centro da cobertura e possui formato piramidal.
Átrios são bastante comuns no projeto de edifícios comerciais.
Essa não fui eu quem tirei, mas fiquei apaixonado.
Cúpulas ou domos
Uma cúpula, também conhecida como domo, é uma abóbada arredondada.
Ela pode ser cúpula alta, que proporciona o efeito de um alcance maior de iluminação e altura da edificação, e cúpula baixa, de menor aproveitamento da luz.
Esse é o domo do Hotel The Venetian em Las Vegas, além de ter essas pinturas maravilhosas no teto tem também esse entrada de iluminação super bacana.
Se tiver alguma dúvida, me mandem mensagem aqui ou nas minhas redes sociais que batemos um papo. ;)
Commentaires