top of page

O que é BIM e como ele esta revolucionando a Arquitetura.

BIM – Building Information Modeling, podemos sintetizar a explicação do BIM sendo a junção da representação 2D (AutoCAD), com a representação 3D (SketchUP). Isso tudo parametrizado.

BIM

Vamos detalhar isso melhor, no AutoCad a representação é feito por linhas que convencionalmente são entendidas como paredes, portas, janelas, somente e nada mais. No BIM essa mesma parede, porta e janela, tem características e propriedades especificadas de cada um. Ou seja, você consegue configurar informações especificas dos modelos para que no futuro esse elemento deixe de ser somente uma linha e seja entendida como uma parede ou uma janela, por exemplo.

Grafico CAD VS BIM
Gráfico comparando o tempo do CAD e do software BIM

Eu vejo a chegada do BIM no mercado da mesma forma que foi o AutoCAD substituído o lápis e o papel. No AutoCAD se você alterar o tamanho de uma janela na planta, você terá que voltar no corte, na fachada, em todas as pranchas que essa janela aparece e altera-lá manualmente uma por uma, sem esquecer de ir la no SketchUp e baixar uma nova ;). No BIM basta você alterar em uma que todas já são atualizadas automaticamente, no quadro de esquadras também, reduzindo muito o tempo desperdiçado.

Os principais programas BIM do mercado são o REVIT da Autodesk, mesma distribuidora do AutoCAD e o ArchiCAD da Húngara Graphisoft (que foi o software que eu adotei). Uma vantagem claro no ArchiCAD (pelo menos para mim) é a disponibilidade para os computados da Apple, coisa que o Revit não tem.

REVIT
Interface do REVIT
ArchiCAD

Interface do ArchiCAD

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page