top of page

Bambu, como tratar!

Hoje, esta em voga a utilização de Bambu na decoração de casas e áreas gourmet, só que muita gente ainda não sabe como tratar essa madeira e aproveitar o seu melhor.

Toldo em bambu

O Bambu é uma madeira que pode ser utilizada na fabricação de diversos objetos como instrumentos musicais, móveis, cestos e até na construção civil, onde é utilizado em construções de edifícios à prova de terremotos.

É uma madeira que facilmente sequestra carbono do meio ambiente e tem um crescimento muito acelerado, não tendo nenhuma outra espécie florestal para competir em velocidade no seu crescimento, é uma ótima alternativa para amenizar o impacto do homem na natureza.

Os troncos do bambu chegam a sua altura máxima depois de 3 ou 4 meses. Depois de de 3 ou 6 anos, dependendo do tipo de bambu, os troncos alcançam sua resistência máxima. Só então ele pode ser usado para construção

Corte

Deve-se cortar a planta quando ela chegar ao ponto de amadurecimento total, senão ele será frágil e pouco resistente.

O ideal é cortar o bambu nos meses que não tem a letra R (maio, junho, julho, agosto), pois são meses mais frios e por isso tem menos insetos. E também que sejam cortados na lua minguante.

O corte dos troncos deve ser feito a uns 20 cm do solo antes de um nó. Para não ser reservatório de água parada

corte do bambu

Preparação dos troncos

Há duas formas de preparar os troncos, uma ao ar livre e outra na água:

Uma vez cortados, os troncos são mantidos de pé dentro de um cercado. Assim permanecem até secar ainda com todas as folhas. precisa estar protegido do sol para que não sequem demasiadamente rápido. Deve ficar neste local de quatro a oito semanas, dependendo das condições do clima.

Com este tipo de preparação ao ar livre, o bambu manterá sua cor natural e não será atacado por fungos.

A outra forma de preparação-lo é deixando os troncos cortados e sem folhas dentro de algum riacho. Eles permanecem ali pelo menos durante 4 semanas.

Para manter-lo no lugar coloca-se algumas estacas e usa-se pedras como peso, para que os troncos fiquem submersos.

preparação do bambu

Secagem

Depois de preparar os troncos de bambu, deve-se será-los, e para isto há três procedimentos:

Ao ar-livre: devem ficar por dois meses num lugar ventilado, protegidos do sol e da chuva, dispostos em camadas e separados por troncos grossos. O tempo de secagem é de 2 meses.

secagem do bambu

Com fogo: quando os dias estão nublados e é necessário secar o bambu rapidamente, pode-se usar fogo.

Faz-se um buraco pouco profundo e sobre-se o solo e as esquinas com tijolos, para que não perca calor. O bambu deve ser colocado a uns 50cm acima do fogo. Para que seque de maneira uniforme, deve-se virar os troncos de vez em quando. Com este método, a parada do tronco fica mais resistente aos insetos, mas cuidado! Se o fogo é muito forte pode abrir ou deformar os troncos.

preparação do fogo do bambu

Ar quente: é outro método rápido. Constrói-se um armazém com um aquecedor solar de ar. O aquecedor é construído com blocos, latas pintadas de preto e vidro ou plásticos.

O armazém deve ter paredes isolantes, para que o calor não escape durante a noite. De dia, controla-se o fluxo de ar com painéis, que ficam fechados a noite.

Líquido protetor

Se recomenda usar elementos não químicos, como esterco, creosote ou bórax, que podem ser dissolvidos em água para facilitar o tratamentos peças de madeira, pode-se usar também nata de cal, cara de abelha ou óleo de linhaça que são usados sem diluição.

No caso de utilizar produtos químicos deve-se ter muito cuidado pois são muito venenosos e nunca devem ser usados para tratar madeira do interior das construções.

Mas para tratamento de imersão pode-se usar alguns barris cortados pelo meio e soldados em forma de banheira:

Os bambus devem ficar de molho por 40 horas.

Seguindo essas dicas seus projetos ficaram lindos. 😉

Fonte: Manual do Arquiteto Descalço

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page