Pós-verdade da Arquitetura
- Luiz Géa
- 4 de jan. de 2017
- 1 min de leitura
No final do ano passado a Universidade de Oxford escolheu como palavra do ano o termo Pós-verdade (post-truth).
Além de escolher a palavras a instituição define o termo como “que se relaciona ou denota circunstâncias nas quais fatos objetivos têm menos influência em moldar a opinião pública do que apelos à emoção e a crenças pessoais”.
Trocando em miúdos, o que você acredita vale mais que fatos científicos.
Mas o que isso se relaciona com a Arquitetura???

Alvenaria autoportante Foto: pedreirao.com.br
Isso me fez lembrar o quanto ja ouvi falar de estruturas autoportantes.
Elementos autoportantes são aqueles que suportam o próprio peso sem auxilio de outra estrutura, como por exemplo o nosso corpo, que esta em pé por conta própria.
Nas estruturas convencionais são utilizados pilares e vigas para sustentar as edificações e blocos cerâmicos para fazer a vedação e a divisão dos ambientes. Já nas alvenaria estrutural (autoportantes), os blocos cerâmicos tem, além das funções anteriores, que sustentar toda a carga da edificação.
Elas existem, elas funcionam e você com certeza já entrou em um edifício desse tipo e não sabe, pois não existe diferenças visíveis na aparência.
Nós como Designares e Arquitetos temos que desmistificar esse processo construtivo que já é uma realidade porem as crenças deixam muitas pessoas assustadas quando é apresentada.