top of page

Muxarabis e cobogós!

Da região da Arábia, o Muxarabi veio para o Brasil em 1530 com os colonizadores português. São painéis de madeira treliçados usados para dar privacidade, claridade e deixar a passagem de ar livre, já que são vazados. São usados em divisas de ambientes, janelas e atualmente em fachadas servindo de certa forma como brise.

muxarabi divisória

muxarabi fachada

muxarabi janela

Os Cobogós são elementos cerâmicos que foi inspirados nos muxarabis e batizado com o sobrenome dos seus criadores, o português Amadeu Oliveira Coimbra, o alemão August Boeckmann e o brasileiro Antonio de es. E foi divulgado para o mundo com obras de Lúcio Costa e Oscar Niemeyer.

Atualmente pode-se encontrar as pecas em vidro, cerâmico e em cimento e em diversos desenhos, abrindo um leque muito grande de variedades na hora da especificação.

A função do Cobogó é basicamente a mesma dos Muxarabis, além de poder ser usado em áreas externas pois como é cerâmico não se deteriora com facilidade.

Algumas empresas têm em seu catálogo cobogós autoportantes, dando a eles além das funções estéticas e térmicas a função estrutural.

cobogo Lucio Costa

Cobogo parede amarela

cobogo fachada

Sempre procure um Arquiteto ou um Designer de Interiores para saber qual o melhor escolher. 😁

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page