Muxarabis e cobogós!
- Luiz Géa
- 22 de jan. de 2017
- 1 min de leitura
Da região da Arábia, o Muxarabi veio para o Brasil em 1530 com os colonizadores português. São painéis de madeira treliçados usados para dar privacidade, claridade e deixar a passagem de ar livre, já que são vazados. São usados em divisas de ambientes, janelas e atualmente em fachadas servindo de certa forma como brise.



Os Cobogós são elementos cerâmicos que foi inspirados nos muxarabis e batizado com o sobrenome dos seus criadores, o português Amadeu Oliveira Coimbra, o alemão August Boeckmann e o brasileiro Antonio de Góes. E foi divulgado para o mundo com obras de Lúcio Costa e Oscar Niemeyer.
Atualmente pode-se encontrar as pecas em vidro, cerâmico e em cimento e em diversos desenhos, abrindo um leque muito grande de variedades na hora da especificação.
A função do Cobogó é basicamente a mesma dos Muxarabis, além de poder ser usado em áreas externas pois como é cerâmico não se deteriora com facilidade.
Algumas empresas têm em seu catálogo cobogós autoportantes, dando a eles além das funções estéticas e térmicas a função estrutural.



Sempre procure um Arquiteto ou um Designer de Interiores para saber qual o melhor escolher. 😁