top of page

Como calcular BTUs?


ar condicionado

Cada dia que passa, parece que fica mais quente, principalmente agora no verão.

Anúncios pipocam de ar condicionado, mas você sabe o que significa aquelas letrinhas que vem junto? BTU?

British Thermal Unit ou Unidade Térmica Britânica, medida que determina a potência de refrigeração de cada aparelho de ar condicionado.

E os números que o acompanham? Os números significam a potência do ar condicionado. Quanto maior melhor? Não. Isso vai depender de vários fatores.

Aparelho adequado:

Calcular a potência necessária de um aparelho para refrigerar um determinado ambiente é uma conta de somar simples mas que envolve anotar e medir diversos fatores: dimensões, exposição ao sol, portas ou vão permanetemente abertos, pessoas, atividades que elas estão realizando, potência dos equipamentos, etc. Evite calcular seu aparelho com base em regras do tipo ´tantas BTUS por metro quadrado` ou coisas parecidas. Quase sempre fatores importantes são desprezados e o resultado é insatisifação com o aparelho adquirido.

A forma correta de calcular quantas BTUS seu aparelho precisa ter é através da norma ABNT número 5858. Um bom indício de que o profissional de refrigeração domina seu serviço é ele conhecer essa norma.

Meu aparelho esta com defeito?

Quando por algum motivo ficar em dúvida se um aparelho está com problema ou não está sendo suficiente para refrigerar um ambiente, basta fazer um simples teste com um termômetro: meça a temperatura do ar do ambiente, próximo ao filtro; em seguida meça a temperatura de saída do ar frio do aparelho. A diferença entre a primeira e a segunda deve ser de 8 a 14 graus. Caso ocorra essa diferença, o aparelhos está bom mas não tem capacidade suficiente para refrigerar o ambiente. Vale a pena lembrar que muitas vezes uma má instalação compromete o funcionamento correto do aparelho. Para quem já se esqueceu das aulas de física, o calor é uma forma de energia que não pode ser destruída - apenas convertida em outro tipo ou transferida de um lugar onde não é desejada para outro onde não cause problemas. E é exatemente isso que um ar condicionado faz: ele transfere o calor de um lugar para o outro. Ele não o elimina. É importante ter isso em mente porque no momento das instalação, devemos colocar o aparelho em uma posição em que ele tenha acesso ao ar externo e sua parte traseira deve ficar a pelo menos 80 cm de qualquer obstáculo. Nada de jogar o ar quente para um cubículo, nada de jogar para um corredor ou um ambiente fechado. Se não for possível instalar um aparelho do tipo ´janela` é o caso de pensar seriamente na possibilidade de colocar um do tipo ´split`.

Não faça economia de palito!

Uma importante menção a fazer é sobre a tomada elétrica para um ar-condicionado. Não economize nisso, não inove ou improvise. Mas vale gastar R$ 10,00 ou R$ 20,00 em materiais adequados e de boa qualidade do que sofrer os prejuízos decorrentes de um incêndio. Use um disjuntor específico para o aparelho. Não utiliza cabos elétricos muito finos, pois eles aumentam a amperagem (corrente), podendo desarmar o compressor do aparelho, o disjuntor ou até mesmo provocar um incêndio. Na dúvida utiliza cabos de 4 mm2. Lembre-se, não faça economia de tostão na instalação elétrica pois isso pode ocasionar prejuízo de milhão. Mitos, não seja enganado

Existem alguns mitos na refrigeração, em geral espalhados por maus profissionais: - é necessário completar o gás da geladeira (ou do ar-condicionado): é mentira. Esses aparelhos, quando bem feita a manutenção, não podem ter vazamento de gás que é nocivo a camada de ozônio; - aparelho que ´faz´ muita água não está bom: é mentira. Na verdade é exatamente o oposto: quanto mais água o aparelho condensar melhor o seu rendimento.

Eu tenho uma planilha da época da faculdade de calcula quantos BTUs e quantos aparelhos você irá precisar, se quiser vai la na área de contato que eu mando para vocês. 😉

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page