top of page

Temperatura de cor e IRC

IRC - Índice de reprodução cromática

Quando se tem um conjunto de vários corpos, é muito comum nos referirmos a um deles caracterizando-o pela cor. Por exemplo, me traga o corpo de cor azul. Convém frisar que tal afirmativa, sob o ponto de vista conceitual, não é correta, pois a cor como tal não se produz nele. A impressão da cor de um corpo depende da composição espectral da luz que o ilumina e de suas propriedades de refletir, transmitir e absorver.

Quando qualquer objeto é iluminado pela luz do sol, temos a certeza de que o estamos percebendo tal qual ele é na realidade (principalmente em relação à cor) pois o sol irradia todos os comprimentos de onda visíveis.

A iluminação artificial, por mais que tente imitar a luz do sol, produz distorções nas cores, pois cada tipo de lâmpada emite ondas de diferentes comprimentos.

A capacidade de reprodução de cor de uma lâmpada é medida através do “índice de reprodução cromática”- IRC.

O IRC classifica a qualidade relativa de reprodução de cor de uma fonte e a escala varia de 0 a 100. Quanto maior for o IRC, menor será a distorção da cor do objeto iluminado.

Um IRC de 100 indica que não há alteração de cor, se comparada com uma fonte de referência, e quanto mais baixo for o IRC, mais pronunciadas as alterações poderão ser.

Nunca se esqueça de olhar no catálogo do fabricante da lâmpada qual o IRC, pois elas podem variar de marca para marca.

indice de reprodução cromática

Temperatura de cor

A temperatura de cor descreve como a lâmpada aparenta quando acesa. É medida em graus Kelvin, variando entre 11000ºK ( cuja aparência é azul ) e 1000ºK ( cuja aparência é laranja / vermelho ).

As fontes de luz situam-se numa faixa entre esses dois valores, com lâmpadas de alta temperatura de cor 4000ºK ou mais, chamadas “frias”, e lâmpadas de baixa temperatura de cor 3100ºK ou menos, chamadas “quentes”. Convém salientar que a temperatura de cor de uma lâmpada não tem nenhuma relação com a temperatura do filamento.

temperatura de cor

A especificação da temperatura de cor das lâmpadas é muito importante, pois a cor das lâmpadas pode interferir no nosso ciclo circadiano.

Resumidamente as lâmpadas de alta temperatura de cor ajudam o nosso organismo a produzir mais cortisol, hormônio responsável para dar disposição para o trabalho e atividades.

Já as lâmpadas mais amarelas e vermelhas estimulam a produção de melatonina, hormônio do relaxamento e do sono.

Com isso fica claro que não devemos especificar uma lâmpada amarela para uma academia ou escritório e nem uma lâmpada branco/azulada para um quarto ou um home cinema.

Além que fica muito feio em um ambiente lâmpadas com temperaturas de cor acessas ao mesmo tempo.

Prestem atenção na iluminação de seus ambientes, eles podem acabar com tudo o projeto. ☺️

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page